Buscar
  • coletivopisa

Calçadas paulistanas: memórias do chão que a gente pisa


Fotos: Tony Nyenhuis

A forma como nos relacionamos com a cidade é resultado de um misto de experiências sensoriais e racionais. Observamos, sentimos e elaboramos o ambiente ao nosso redor na medida em que nos deslocamos e permanecemos no espaço público. Porém, na correria do dia-a-dia, muitas vezes anestesiados, não nos damos conta dos estímulos que conformam o espaço e que podem estar, literalmente debaixo dos pés.


A proposta de reflexão neste percurso tem início com o convite para um passeio virtual pelo perfil do CalçadaSP na rede social Instagram. Trata-se de um projeto de a[r]tivismo urbano que provoca a curiosidade e o olhar apreciativo a partir de imagens e textos pouco comuns sobre as calçadas paulistanas.


Com este novo olhar desperto, é possível iniciar a caminhada por diversos calçamentos da área central da cidade e conhecer histórias como a do célebre piso paulistano e o contexto em que surge, algumas intervenções artísticas em outros pisos emblemáticos do centro, as iniciativas privadas quanto a gestão de algumas ruas, assim como, problematizar a histórica gestão pública na implantação e manutenção do calçamento urbano, bem como a falta de valorização do pensamento pedestre.


por Wanessa Spiess


10 visualizações
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
  • Twitter B&W

© 2018 por Giovanna Fluminhan e Stephanie Guerra. Coletivo PISA.