top of page
Buscar
  • Foto do escritorcoletivopisa

Patrimônio e memória em São Miguel Paulista


Além da Capela: o roteiro percorre territórios de São Miguel Paulista, bairro localizado na região leste da cidade de São Paulo. A pesquisa é fundamentada a partir da exploração de diferentes abordagens em relação ao patrimônio do bairro. Representado por ações de tombamento, o discurso oficial praticado pelo Estado é colocado em questão logo no ponto de partida, a Capela de São Miguel Arcanjo. Edifício religioso mais antigo da cidade, a capela foi finalizada em 1622, passou por processo de restauração nos anos 2000 e foi reaberta em 2010.


Em seguida realiza-se uma caminhada pelo centro do bairro, em que são visitados edifícios e lugares cujos significados constituem a memória e identidade dos moradores do bairro. Dessa forma o percurso busca abordar uma outra concepção de patrimônio, distinta da desempenhada por órgãos estatais, que reflita de maneira mais direta o cotidiano dos habitantes do bairro, seus sentidos de ser e estar.


A última parte do percurso percorre as imediações do terreno da antiga Companhia Nitro Química Brasileira, estabelecida em São Miguel Paulista desde sua fundação, em 1935. Ali, retoma-se o discurso acerca das estratégias de tombamento, uma vez que o complexo da empresa também é tombado. Além disso, são abordadas inúmeras questões relativas às influências que o capital privado pode exercer no território urbano, tanto a partir de uma incidência física como a partir de uma inserção simbólica, pautando a memória social da região em que está inserido.


por Yasmin Darviche

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page